16/02/11

“Penacova, o Mondego e a Lampreia”: um excelente cartão de visita para o nosso concelho

Durante o Festival da Lampreia teve lugar o lançamento do livro "Penacova, o Mondego e a Lampreia", editado pela Câmara Municipal de Penacova e tendo como autores os biólogos Fernando Correia e Carlos Fonseca, da Universidade de Aveiro, este último natural do nosso concelho.

A sessão que decorreu no restaurante das Piscinas foi presidida pelo Presidente da Câmara de Penacova, Dr. Humberto Oliveira. Além dos autores, estiveram presentes os investigadores da Universidade de Évora, Bernardo Quintella e Pedro Raposo de Almeida.

O Dr. Humberto Oliveira referiu a importância que reveste esta obra para o concelho de Penacova, município que tem como grandes referências, precisamente, o Mondego, o Alva e a Lampreia, a juntar à riqueza cultural e paisagística. Considerou ser uma obra de excelente qualidade.

O Prof. Bernardo Quintella referiu a seguir alguns aspectos curiosos do ciclo de vida da lampreia, alertando para as especificidades desta espécie, que a tornam muito sensível às alterações ao seu habitat natural. Intervenções humanas que o Prof. Pedro Raposo referiu como sendo a construção de açudes, a exploração de areias e a poluição, além de outros factores. Considerou urgente que, a seguir ao arranque das obras de construção da escada de peixe no Açude-Ponte de Coimbra, há que pensar em intervenções nos açudes a montante, alguns dos quais no nosso concelho. Utilizar o rio para praias fluviais pode ser incompatível com a preservação de espécies migradoras. No caso dos açudes no Mondego, as obras que urge fazer, necessitam mais – no seu entender - de vontade política do que de recursos financeiros. Avançou também com a ideia da criação de um Centro de Interpretação Ambiental focado na Lampreia e no Rio. Os cientistas fazem o seu papel ( este livro demorou dez anos a vir a público) mas depois cabe às pessoas concretizar as propostas.
Os autores apresentaram alguns aspectos desta obra, que vai mais além da temática da lampreia em si e aborda outros aspectos como a hidrografia, os aspectos geológicos, bem como referências a outros aspectos culturais e político-administrativos do concelho.
A obra apresenta-se assim como um dos melhores cartões-de-visita até hoje publicados em Penacova.
David Almeida
in Jornal Nova Esperança, 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário